Mensagem do Presidente - Restaurante Museu Rural e Etnográfico Casa do Lavrador

Ir para o conteúdo

Menu principal:

ASSOCIAÇÃO

 M E N S A G E M  d o  P R E S I D E N T E

 

.















Artur Manuel Carvalho Borges
Presidente da Direcção da
Associação Cultural e Recreativa
de Santa Cruz do Douro

 

Simulação !!!! O Rancho Folclórico da A.C.R. de Santa Cruz do Douro marca o pilar desta instituição, tendo surgido em 1974. Eram sessenta e oito os elementos que dele faziam parte. Não houve na ocasião a preocupação de lhe conferir autenticidade cultural, mas sim despertar os elementos para a ideia do associativismo, até ali inexistente em função do regime que vigorava antes do 25 de Abril. Hoje, o Rancho Folclórico, federado na Federação do Folclore Português desde 1988, é um verdadeiro embaixador da cultura popular portuguesa interpretando convenientemente os usos, costumes e tradições, através dos seus trajes, danças e cantares.

É uma instituição RNAJ desde 11 de Dezembro de 1997.

A Associação Cultural e Recreativa de Santa Cruz do Douro tem desenvolvido ao longo destes anos um conjunto de actividades de natureza, cultural, social, desportiva, na formação profissional e no combate ao analfabetismo, promovendo não só o desenvolvimento local e regional, como fomentando o associativismo e procurando gerar emprego.

No âmbito cultural, há que destacar a constituição/federação do Rancho Folclórico, a construção do Museu Rural e Etnográfico – “A Casa do Lavrador”, a constituição da Escola de Música, a participação e promoção de Feiras de Desenvolvimento Rural, a participação em diversos certames de promoção do artesanato e da gastronomia nomeadamente em feiras tradicionais, o Cantar dos Reis e das Janeiras e a comemoração de diversas datas importantes ao longo do ano (o Dia da Liberdade, o Dia do Trabalhador, o Dia da Criança, a Desfolhada e a Ceia da Lagarada).

Na área social, a Associação foi a percursora da criação do Centro Social de Santa Cruz do Douro, adquirindo um terreno na freguesia para esse fim específico. Hoje, contudo, trata-se de uma instituição independente, mantendo protocolos de estreita cooperação mútua com a A.C.R..


Como reconhecimento do trabalho que desenvolve na área do desenvolvimento rural, a Associação foi galardoada com o primeiro prémio na categoria “Iniciativas Locales de Desarrollo Rural” no XXVII Concurso Dia Internacional del Agricultor, organizado pela Fundación Semana Verde de Galicia y Asociación Ferial. A entrega de prémios decorreu durante a edição XXIX Feira Internacional Semana Verde de Galicia.

 
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal