Breve História - Restaurante Museu Rural e Etnográfico Casa do Lavrador

Ir para o conteúdo

Menu principal:

ASSOCIAÇÃO

 B R E V E  H I S T Ó R I A

 

A. C. R. de
Santa Cruz do Douro

Fundada em 1978

 

A Associação Cultural e Recreativa de Santa Cruz do Douro, constituída em 9 de Setembro de 1978, com sede no Lugar do Martírio, freguesia de Santa Cruz do Douro, concelho de Baião, distrito do Porto, tem a sua génese num grupo de promotores preocupados em preencher o vazio existente na freguesia e nas envolventes no âmbito sócio-cultural e educativo. 

Pelo mérito e reconhecimento merecidos:

Artur Manuel da Silva Carvalho Borges, 
Adão Monteiro,
Manuel Pinto (falecido), 
Francisco Manuel Gomes da Mota, 
António Cardoso Pereira de Melo, 
Nicolau Ribeiro, 
António Pereira, 
Ademar Rodrigues, 
Joaquim Dias Gomes Monteiro, 
Eduardo Teixeira (falecido), 
Leal Ribeiro, 
José Esteves, 
António Rodrigues do Rego Barreto, 
Francisco José Vaz de Sousa Machado (falecido), 
António Ricardo Pinto da Costa e 
Francisco Magalhães Coelho.


O Rancho Folclórico da A.C.R. de Santa Cruz do Douro marca o pilar desta instituição, tendo surgido em 1974. Eram sessenta e oito os elementos que dele faziam parte. Não houve na ocasião a preocupação de lhe conferir autenticidade cultural, mas sim despertar os elementos para a ideia do associativismo, até ali inexistente em função do regime que vigorava antes do 25 de Abril. Hoje, o Rancho Folclórico, federado na Federação do Folclore Português desde 1988, é um verdadeiro embaixador da cultura popular portuguesa interpretando convenientemente os usos, costumes e tradições, através dos seus trajes, danças e cantares.

A Associação Cultural e Recreativa de Santa Cruz do Douro tem desenvolvido ao longo destes anos um conjunto de actividades de natureza, cultural, social, desportiva, na formação profissional e no combate ao analfabetismo, promovendo não só o desenvolvimento local e regional, como fomentando o associativismo e procurando gerar emprego.

No âmbito cultural, há que destacar a constituição/federação do Rancho Folclórico, a construção do Museu Rural e Etnográfico – “A Casa do Lavrador”, a constituição da Escola de Música, a participação e promoção de Feiras de Desenvolvimento Rural, a participação em diversos certames de promoção do artesanato e da gastronomia nomeadamente em feiras tradicionais, o Cantar dos Reis e das Janeiras e a comemoração de diversas datas importantes ao longo do ano (o Dia da Liberdade, o Dia do Trabalhador, o Dia da Criança, a Desfolhada e a Ceia da Lagarada).

Na área social, a Associação foi a percursora da criação do Centro Social de Santa Cruz do Douro, adquirindo um terreno na freguesia para esse fim específico. Hoje, contudo, trata-se de uma instituição independente, mantendo protocolos de estreita cooperação mútua com a A.C.R..

Como reconhecimento do trabalho que desenvolve na área do desenvolvimento rural, a Associação foi galardoada com o primeiro prémio na categoria “Iniciativas Locales de Desarrollo Rural” no XXVII Concurso Dia Internacional del Agricultor, organizado pela Fundación Semana Verde de Galicia y Asociación Ferial. A entrega de prémios decorreu durante a edição XXIX Feira Internacional Semana Verde de Galicia.

 
 
 
 
 
 

Sede da Associação Cultural e Recreativa de Santa Cruz do Douro

 
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal